"Vou-me embora, vou-me embora ... Eu aqui volto mais não ... Vou morar no infinito ... E virar constelação” (Portela, Samba Enredo 1975 - - Macunaíma

sábado, 11 de outubro de 2008

Relação entre Macunaíma e o personagem Hancock.


Neste último ano, foi lançado nos cinemas mundo afora um filme chamado Hancock, estrelando o famoso Will Smith como personagem principal.
Filme este que fez muito sucesso por todos os cinemas por qual passou. Agora um detalhe que chamou a atenção de quase ninguém, foi que o personagem Hancock e o nosso estudado, Macunaíma tem uma forte relação no que diz respeito à atitude.
Hancock se destacou negativamente por todo o território Norte Americano por seu jeito nada conveniente de resolver as situações corriqueiras que uma cidade normalmente passa.
Ele é um bêbado, que anda cambaleando por bancos e praças da cidade até que algum evento possa chamar sua atenção. Qualquer ato de heroísmo vem acompanhado de caos, carros destruídos, pessoas agredidas, e balas por todos os lados.
Não faz qualquer caso de ser respeitado ou bem visto pela população.
Seu caráter duvidoso, logo me fez lembrar diretamente o personagem central do nosso estudo,
Macunaíma, que de certa maneira, pode sim ser comparado à Hancock, visto a diferença de épocas em que vivem.
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter realiza sim seus atos de heroísmo, mas dentro da realidade cabível, sem atos espalhafatosos, de uma maneira geral, e sem atos heróicos que vimos na literatura e cinema dos tempos atuais.
Já Hancock, vive no Século 21, cheio de tecnologias por todo o lado, tem o poder de voar, de realizar façanhas, coisas nunca antes vistas, possui uma força inimaginável, características de um herói contemporâneo.
A grande diferença para na data dos personagens.
Pois a comparação de personalidade pode sim ser facilmente feita ao se ler o livro escrito por Mário de Andrade e ver o filme de Joaquim Pedro de Andrade, e momentos depois, alugar o excelente filme Hancock, que por mim se define o Macunaíma Americano do Século 21.

By Matheus Martins

Um comentário:

Unknown disse...

É bom, mas confuso. Hancock estreou nas telas, resultando em um enorme sucesso de público, provando o "Star Power" por Will Smith. E apesar de muitos diretores, Berg, finalmente, conseguiu fazer a proposta, apresentando um filme com uma ideia pouco e subutilizado torna-se visto, mas ao longo branda. Não há cenas absurdas (exceto alguns detalhes da conversa chave entre Smith e Theron), a ilegalidade ou mesmo divertido cenas de ação. OK, mas com uma assustadora falta de alma.