"Vou-me embora, vou-me embora ... Eu aqui volto mais não ... Vou morar no infinito ... E virar constelação” (Portela, Samba Enredo 1975 - - Macunaíma

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

CURIOSIDADE:



Para índios, Monte Roraima é obra de Macunaíma

Árvore cortada pelo 'herói sem nenhum caráter' teria dado origem ao monte.
História é contada até hoje nas aldeias dos índios ingarikós da região.

Os índios ingarikós que vivem na região do Monte Roraima creditam o surgimento da montanha a Macunaíma, o herói sem nenhum caráter retratado em livro homônimo de Mário de Andrade.

Segundo a lenda, no local onde hoje está o monte havia uma árvore gigantesca com todos os tipos de frutos conhecidos. Por preguiça, Macunaíma teria cortado a árvore para pegar os frutos com mais facilidade. Em seu lugar, teria ficado apenas o tronco cortado da árvore (o Monte Roraima).

O índio ingarikó Odertino Barbosa, 23, disse que a lenda é contada até hoje nas aldeias ao redor do monte. De acordo com ele, depois de cortada, a árvore caiu na Guiana Inglesa, o que explicaria a floresta densa do outro lado da fronteira, em contraste com a região de campos do lado brasileiro. O surgimento das cachoeiras do monte, como a das Lágrimas, de 2.800 metros, e de lagos, como o das Andorinhas, são o "choro da natureza pelo crime de Macunaíma", disse Barbosa. Depois de ter cortado a árvore, Macunaíma teria desaparecido, afirmou.


by Patrícia Mesquita

Nenhum comentário: