"Vou-me embora, vou-me embora ... Eu aqui volto mais não ... Vou morar no infinito ... E virar constelação” (Portela, Samba Enredo 1975 - - Macunaíma

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Maculelê



Uma relação bem parecida, porém estranha... Umas das principais características de Macunaíma era a preguiça e a forte admiração por maquinas. Se bem observamos, a sociedade brasileira tem como heróis uma classe muito restrita a pessoas famosas, e destacada pela mídia, pessoas nas quais a população se inspiram. Mas os “verdadeiros heróis”, os quais ninguém vê, justamente por se omitirem muitas vezes e se desviarem desse status, os policiais, os governantes entre outras pessoas das quais a população depende, se assemelham muito com Macunaíma, tendo em vista que os “nossos heróis”, fogem muitas vezes de seus compromissos, partindo muitas vezes para corrupção, que pode ser comparada à dinheiro, tal comparado à máquina, tão admirada por Macunaíma.

By Ronan O. P. Bezerra

Um comentário:

M a c u n a í m a disse...

A frase característica da personagem é "Ai, que preguiça!", que no dialeto indígena o som "aique" significaria "preguiça", portando ele seria duplamente preguiçoso.


Então ele é realmente muito preguiçoso !!!!!